De modo algum, idade não é doença!! Cães mais velhos normalmente reagem tão bem quanto aos mais novos aos tratamentos, o importante é uma boa avaliação clínica e a escolha acertada do protocolo de tratamento.
Tenho um gatinho branco que está com algumas feridas semelhantes a queimaduras nas pontas da orelha e do nariz, eu preciso me preocupar?
Sim, pets de pelagem clara ou ralas tem maior predisposição a desenvolverem tumores relacionados á radiação ultra-violeta (exposição ao sol) e, normalmente estes tumores tem aspectos iniciais semelhantes ás queimaduras.
Meu cão desenvolveu um tumor na pata e ela terá que ser amputada, minha dúvida é se ele conseguirá andar só com três patas?
Via de regra as amputações não alteram a vida dos pets, eles conseguem manter seus passeios e suas brincadeiras normalmente. Diferente dos humanos amputados, os fatores psicológicos não são relevantes.
Castração evita tumores de mama?
A castração precoce das fêmeas diminui a incidência de tumores de mama, antes do primeiro cio a incidência é de 0,5% e antes do segundo cio a incidência é de 12%.
Minha cachorrinha tem tumor de mama, isto aconteceu por ela nunca não ter cruzado?
O desenvolvimento de tumores de mama não está relacionado com a gestação ou com o cruzamento, porém já é bem conhecida e comprovada a estreita relação entre o uso de anticoncepcionais e o desenvolvimento de tumores de mama.
Posso ter contato com meu cão durante o período de quimioterapia?
Nas primeiras 72hs após a aplicação do quimioterápico, você deverá restringir o contato com seu pet, principalmente com urina e as fezes, sempre manuseá-las com luvas.
O que é um tumor maligno?
Tumor maligno é uma patologia caracterizada pelo rápido e desordenado crescimento celular, sendo que as suas células têm a capacidade de se fixarem e crescerem em outras áreas do organismo (metástases). Elas também invadem os tecidos adjacentes.
Eu posso passear com meu cão durante o tratamento quimioterápico?
Não é aconselhável, os medicamentos quimioterápicos podem produzir períodos de imunodeficiência, sendo assim ele ficaria susceptível à doenças.
Meu gato perdeu os “bigodes” durante a quimioterapia, é normal? Eles nascerão novamente?
É normal, em gatos a quimioterapia aumenta discretamente a queda dos pelos e na maioria das vezes há perda dos “bigodes”. Sim eles nascerão novamente.