O meu cão está velho e com câncer, disseram-me que não tem mais nada para fazer, é isso mesmo? Terei que levá-lo para eutanásia?

De modo algum, idade não é doença!! Cães mais velhos normalmente reagem tão bem quanto aos mais novos aos tratamentos, o importante é uma boa avaliação clínica e a escolha acertada do protocolo de tratamento.

Tenho um gatinho branco que está com algumas feridas semelhantes a queimaduras nas pontas da orelha e do nariz, eu preciso me preocupar?

Sim, pets de pelagem clara ou ralas tem maior predisposição a desenvolverem tumores relacionados á radiação ultra-violeta (exposição ao sol) e, normalmente estes tumores tem aspectos iniciais semelhantes ás queimaduras.

Meu cão desenvolveu um tumor na pata e ela terá que ser amputada, minha dúvida é se ele conseguirá andar só com três patas?

Via de regra as amputações não alteram a vida dos pets, eles conseguem manter seus passeios e suas brincadeiras normalmente. Diferente dos humanos amputados, os fatores psicológicos não são relevantes.

Castração evita tumores de mama?

A castração precoce das fêmeas  diminui a incidência de tumores de mama, antes do primeiro cio a incidência é de 0,5% e antes do segundo cio a incidência é de 12%.

Minha cachorrinha tem tumor de mama, isto aconteceu por ela nunca não ter cruzado?

O desenvolvimento de tumores de mama não está relacionado com a gestação ou com o  cruzamento, porém já é bem conhecida e comprovada a estreita relação entre o uso de anticoncepcionais e o desenvolvimento de tumores de mama.

Posso ter contato com meu cão durante o período de quimioterapia?

Nas primeiras 72hs após a aplicação do quimioterápico,  você deverá restringir o contato com seu pet, principalmente com urina e as fezes, sempre manuseá-las com luvas.

O que é um tumor maligno?

Tumor maligno é uma patologia caracterizada pelo rápido e desordenado crescimento celular, sendo que as suas células têm a capacidade de se fixarem e crescerem em outras áreas do organismo (metástases). Elas também invadem os tecidos adjacentes.

Eu posso passear com meu cão durante o tratamento quimioterápico?

Não é aconselhável, os medicamentos quimioterápicos podem produzir períodos de imunodeficiência, sendo assim ele ficaria susceptível à doenças.

Meu gato perdeu os “bigodes” durante a quimioterapia, é normal? Eles nascerão novamente?

É normal, em gatos a quimioterapia aumenta discretamente a queda dos pelos e na maioria das vezes há perda dos “bigodes”.  Sim eles nascerão novamente.