O que é câncer?

Posted by | 03/19/2014 | Conhecimentos | No Comments

Câncer é o nome dado ao crescimento desordenado de alguns tipos celulares do organismo, podendo invadir tecidos ou órgãos próximos ou disseminar-se para outros pontos do organismo.

Quaisquer tipos celulares que formam o organismo podem sofrer alterações (mutações) genéticas e iniciar a formação dos tumores. Sendo assim,  um mesmo órgão poderá  apresentar tipos histológicos diferentes; por exemplo, no fígado poderão desenvolver-se tumores específicos dos hepatócitos, dos ductos biliares, dos vasos de irrigação, do tecido de sustentação, além de metástases.

As alterações no material genético das células (mutações)  ocorrem  por efeito de agentes externos (radiação solar, radiação, agentes químicos) ou por defeitos aleatórios na sequência dos genes.  O organismo conta com inúmeros mecanismos de defesa para identificar estas células  mutantes e promover a sua morte ou a sua “dormência”, porém quando ocorre falha na vigilância há grande probabilidade do desenvolvimento do tumor.

Os  pacientes mais velhos são mais propensos a desenvolver tumores, pois seu sistema de vigilância celular já não é tão efetivo e suas células foram expostas a agentes externos durante muito mais tempo.

Estima-se que 50% da população de cães desenvolverá algum tipo de câncer durante sua vida, sendo que algumas raças têm mais predisposição genética para desenvolverem determinados tipos de tumores, ente elas: os Boxers, os Labradores, os Rottweillers, os gatos de pelagem clara, os Pittbulls, etc.

Apesar de o câncer de ser uma doença grave, o seu diagnóstico não é motivo para se perder a esperança, muito pode ser feito para se tentar a cura ou então proporcionar tempo e qualidade de vida ao seu pet.